Seleção

O curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo terá um único processo de seleção a ser realizado anualmente, nas duas instituições associadas (UEM e UEL).

As inscrições para o processo seletivo serão abertas para graduados em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins (Engenharias, Geografia, Design-Desenho Industrial e História).

Os candidatos deverão inscrever-se para o processo seletivo na instituição onde atua o professor pleiteado como orientador (UEM ou UEL).

A partir do dia 18/09/2017, os candidatos poderão realizar as inscrições na UEM ou na UEL.

As inscrições para a UEM deverão ser efetuadas no site http://npd.uem.br/sgipos

As inscrições para a UEL deverão ser efetuadas no site: https://www.sistemasweb.uel.br/

A guia de recolhimento de taxa de inscrição para a UEM, deve ser gerada através do site guia de recolhimento de taxa com o código 3093.

O candidato inscrito na UEM deverá entregar na secretaria do PPU, ou encaminhar via Sedex (até o dia 31/10/2017) , os documentos solicitados no Edital (publicados no site PPU).

O valor da taxa de inscrição será informado em edital e  em nenhuma hipótese será devolvido.

O exame de seleção constará das seguintes fases: I) prova de conhecimentos específicos; II) análise do currículo; III) análise do projeto de pesquisa; e IV) entrevista – (as datas serão marcadas posteriormente)

Os selecionados para o mestrado deverão ser matriculados na instituição de origem dos seus orientadores que, por sua vez, será a responsável pela emissão de diploma e de outros documentos referentes à vida acadêmica dos pós-graduandos.

Prova de Conhecimentos Específicos

Prova discursiva sobre temáticas relacionadas com as linhas de pesquisa do programa, com duração de até 04 (quatro) horas, sem consulta.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de expressão;
  • Capacidade de interpretação, análise crítica e síntese;
  • Precisão na utilização de conceitos;
  • Atualidade da bibliografia referenciada;

 Bibliografia Básica (poderá ser alterada até o início das inscrições)

1- NESBITT, Kate (org). Uma Nova Agenda para Arquitetura: antologia teórica 1965-1995. São Paulo: CosacNaify, 2006. (Introdução, Capítulos 5, 7 e 10).

2- LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos, 2011. (Partes I e II).

Artigos científicos.