O Curso

O curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL é a primeira pós-graduação da área de Arquitetura e Urbanismo no Paraná, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação.

Resultado de uma proposta conjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), este curso integra o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU). Este programa nasceu do entendimento de que é fundamental promover a evolução constante do conhecimento sobre os modos de perceber, intervir, gerar e habitar edifícios, cidades e paisagens. E, para isso, a pesquisa científica contribui de modo significativo na medida em que gera conhecimento estruturado e sistemático sobre os espaços edificados, considerando:

  • a sistematização do processo de concepção e de desenvolvimento de ideias projetuais;
  • a avaliação dos impactos da concretização destas ideias e do desempenho das edificações;
  • a mensuração do comportamento humano nestes espaços;
  • o entendimento do contexto social, cultural, político e econômico da produção dos espaços edificados.

Para tanto, o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pretende:

  • potencializar a formação qualificada de massa intelectual com visão crítica e inovadora sobre o projeto e a produção do espaço edificado;
  • qualificar recursos humanos de modo a incrementar as iniciativas municipais de planejamento e a formulação de políticas públicas;
  • proporcionar formação acadêmica aprofundada e de alto nível em pesquisa e docência de modo a refletir sobre o espaço edificado, considerando a dimensão global do conhecimento e as particularidades regionais, tornando as cidades e as edificações mais sustentáveis.

Assim, recorre-se à interdisciplinaridade, com a articulação de pesquisadores atuantes em distintos campos do conhecimento vinculados ao projeto, a saber: história da cidade e do urbanismo, representação gráfica, avaliação pós-ocupação, geoprocessamento, estatística, sistemas e modelos construtivos, gestão, morfologia urbana, paisagismo e planejamento.

As duas instituições associadas neste mestrado se localizam no norte do estado do Paraná. Esta região tem como característica marcante um processo de urbanização relativamente recente calcado na urbanização deliberada e na colonização sistemática. A região abriga uma centena de cidades novas, criadas sob um esquema de planejamento regional, que propiciou a formação de uma rede de núcleos urbanos próximos e interligados, favorecendo o acelerado desenvolvimento regional. Londrina e Maringá são as duas capitais regionais, distantes cem quilômetros entre si e contando com uma dezena de cidades intermediárias. Com isso, a abrangência das suas regiões metropolitanas envolve, hoje, 36 municípios e abriga aproximadamente um milhão e meio de habitantes. Juntas, estas duas cidades vêm capitaneando o desenvolvimento regional há décadas. Entretanto, sua área de influência chega ao Mato Grosso do Sul, ao sul e sudoeste do Estado de São Paulo e ao interior do Paraná.

Nesse sentido, este programa vai tratar tanto da universalidade do conhecimento através dos métodos de investigação quanto da regionalização da sua aplicação. Com esta perspectiva, este programa se mostra aberto à possibilidade de parcerias para o desenvolvimento em rede de pesquisas, o intercâmbio docente e discente, e a otimização de projetos conjuntos, além de atender a demanda regional.