Eventos e Notícias

Ecologia Urbana

12/02/2020

Pós em Arquitetura recebe inscrições para oficinas internacionais

15/01/2020

green palestrante

James Green virá do Reino Unido para ministrar workshops (crédito: Tim Dickeson)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) organiza dois workshops internacionais, em 22 e 23 de janeiro, ambos a serem ministrados por James Green, bacharel em Artes e professor doutor na Cardiff Escola de Artes & Design da Universidade Metropolitana Cardiff, no Reino Unido. As inscrições estão abertas.

As oficinas são gratuitas e voltadas a professores e alunos da UEM que compreendam a língua inglesa, pois os minicursos serão inteiramente em inglês. A vinda de Green se dá por meio de convite do Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU) e do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM.

Os interessados podem se inscrever até segunda-feira (20) pelo e-mail sec-ppu@uem.br ou na secretaria do PPU: sala 8 do Bloco 32 do câmpus sede da UEM, em Maringá (PR). Basta informar nome completo, CPF e número de matrícula (professores) ou registro acadêmico (estudantes). A secretaria do PPU atende de segunda a sexta, das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30.

Oficina do dia 22 – “Global learning and teaching” (ensino e aprendizagem global) iniciará às 14h. Os participantes entenderão as oportunidades de aprendizado oferecidas quando se trabalha globalmente em parceria com instituições de todo o mundo.

Oficina do dia 23 – “Across cultures, continents, and languages” (entre culturas, continentes e línguas) também iniciará às 14h. Este workshop aborda como os métodos de ensino podem ser usados para quebrar barreiras linguísticas, usando o desenho como ferramenta de comunicação

Mais informações – Cada oficina é limitada a 30 participantes. Em caso de dúvidas sobre os workshops internacionais, ligue no PPU: (44) 3011-5817.

Fonte: UEM/ASC

Curso de Extensão: Morfologia e patrimônio urbano

25/11/2019

Informações

• Curso de Extensão "Morfologia e patrimônio urbano: cidade colonial portuguesa versus cidade tradicional islâmica"
  • Prof. Dr. Jorge Correia (Universidade do Minho)

• Data: 03 a 07 de fevereiro de 2020
  • Horários: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

Objetivos do curso

O curso destina-se a aprofundar conhecimentos no domínio do patrimônio urbano de influência portuguesa no mundo no período da Expansão Colonial, bem como da cidade tradicional islâmica. Abranger-se-á as cidades tornadas portuguesas por ocupação de tecidos consolidados pré-existentes, particularmente as apropriações de urbes muçulmanas, aproveitando para fornecer uma caracterização independente do universo urbanístico islâmico. Percorrer-se-ão também as cidades fundadas pelos portugueses em África, na América do Sul e na Ásia.

Os objetivos principais passam pela transmissão de conhecimentos sobre as cronologias e realidades geográficas envolvidas, do ponto de vista do estabelecimento urbano, bem como pela aquisição de instrumentos metodológicos de análise e de pesquisa da história da cidade. São esperados os seguintes resultados de aprendizagem:

• Entender uma caracterização geral da cidade colonial portuguesa;
  • Identificar os principais momentos da história da cidade tradicional islâmica;
  • Familiarizar-se com métodos de interpretação de cartografia e/ou iconografia histórica;
  • Desenvolver uma percepção interpretativa e analítica da estratigrafia urbana na cidade contemporânea global.

Programa previsto

• Cidades de colonização portuguesa: contexto histórico e geográfico; estratégias de implantação: apropriação vs. fundação; apropriações no Norte de África e na Índia nos séculos XV e XVI; manifestações de urbanismo regulado e fundações atlânticas nos séculos XV e XVI; fundações ex novo em África e na Ásia em Quinhentos; experiências dos séculos XVI e XVII na América do Sul; os territórios do interior brasileiro no século XVIII.
  • Cidade islâmica: caracterização genérica do conceito de medina; principais equipamentos urbanos: mesquita, madrassa, mausoléu, mercado, caravançarai, palácio e fortificações; casos de estudo: Damasco, Cairo, Fez, Marráquexe, Samarkanda, Isfahan, Córdoba, Sevilha, Granada.
  • Trabalhos em grupo.

Carga horária total: 45 horas.

Pré-inscrição gratuita (de 11 a 13 de dezembro de 2019)

A pré-inscrição não implica no aceite e na garantia de participação no evento. A participação no evento está condicionada à inscrição que ocorrerá entre os dias 13 a 15 de janeiro de 2020 e custará R$ 200,00. O pré-inscrito selecionado receberá um e-mail com as instruções para realizar sua inscrição.

Folder do curso