Eventos e Notícias

Realizada a primeira banca de Doutorado do PPU

31/05/2021
A tese intitulada A FORMA COMPLEXA. ARQUITETURA BRASILEIRA, CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA E OS PROJETOS CURITIBANOS PREMIADOS NA DÉCADA DE 1970 foi qualificada no dia 28 de maio. O trabalho de autoria da doutoranda Isabella Caroline Januário é a primeira tese do PPU a ser qualificada. O trabalho está vinculado à Linha de pesquisa 1 (Referências projetuais: história, modelos e ideias) e é orientado pelo prof. Renato Leão Rego, na UEM. A banca de qualificação foi composta pelos professores doutores Rovenir Bertola Duarte (UEL) e Cláudia Piantá Costa Cabral (UFRGS).

A tese demonstra que projetos curitibanos estudados decorrem de um método de projeto menos ortodoxo com relação à arquitetura modernista. Ao associarem fatores díspares no processo projetual, estes projetos alcançaram, com originalidade, uma forma híbrida, complexa e mais atinente às suas particularidades.

Aula Inaugural do PPU: A Cidade e a Habitação no Pós-Pandemia

29/04/2021

Temos a honra de convidar a todos(as) para abrir o ano letivo de 2021 com a aula inaugural do Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU), oportunizando um debate que aproxime o corpo discente e docente, em torno da cidade e seus desafios. Para isso, nosso convidado será o Professor Nabil Bonduki, titular de planejamento urbano na FAU-USP.

Inscrições

Para os demais, as vagas remanescentes serão preenchidas de 04 a 06/05 - inscrições para comunidade externa ao PPU.
De qualquer modo, a aula também será transmitida abertamente pelo canal do PPU no YouTube. Aguardamos a todos e todas!

Seminário Poder Local e Democracia

18/03/2021

Rumo ao III Fórum Nacional do BrCidades

O seminário tem o objetivo de pensar as possibilidades de avanço democrático a partir do cotidiano urbano e do poder local. Partimos de algumas premissas:

1. a necessidade premente de formular políticas redistributivas, de modo que a alocação de recursos reverta desigualdades históricas. Para tanto, é preciso superar a tese do engessamento do orçamento público, buscar novas fontes de recursos para a política urbana e implementar instrumentos existentes;
  2. esses processos ocorrerão apenas com o avanço na transparência, na participação deliberativa, monitoramento e controle social sobre o orçamento e investimento públicos. Para tanto, é preciso construir processos sociotécnicos coerentes com o atual paradigma das redes, das tecnologias de informação e comunicação.

Inscrições

• 01 de abril - 17h30
  • Ermínia Maricato (LabHab-USP/BrCidades)
  • Paolo Colosso (UFSC/BrCidades)