+

Eventos e Notícias

7º Seminário Docomomo São Paulo

06/07/2020

7º SEMINÁRIO DOCOMOMO SÃO PAULO: A DIFUSÃO DA ARQUITETURA MODERNA, 1930-1980

 

O Núcleo Docomomo São Paulo e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu (PGAUR-USJT), convidam a todos a participar do 7º SEMINÁRIO DOCOMOMO SÃO PAULO.

 

Local: Evento online

Data: 09 a 14 de novembro de 2020

Organizadores: Núcleo Docomomo São Paulo, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu (PGAUR-USJT).

Informações gerais, chamadas de trabalhos, datas e programação estarão disponíveis nas páginas do Núcleo Docomomo São Paulo e nas redes sociais.

 

APRESENTAÇÃO

Este evento dará continuidade às atividades de seminários desenvolvidas pelo Núcleo Docomomo São Paulo, retomadas em 2017, quando foi realizado, na capital, o 5º Seminário Docomomo São Paulo, organizado em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-UPM). Aquele seminário foi seguido, em 2018, pelo 6º Seminário Docomomo São Paulo, promovido conjuntamente com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), no Campus da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Com realização prevista em 2020, o novo seminário, se insere de forma natural no calendário nacional dos seminários do DOCOMOMO, que prevê a realização do evento nacional em ano ímpar e dos regionais em anos pares. Considerando, contudo, a situação de pandemia e distanciamento social que nos afeta, os organizadores optaram, desta vez, pelo formato “à distância”, assim, o evento acontecerá no âmbito da Internet. Será, portanto, o primeiro Seminário Docomomo online, no Brasil.

Ainda assim, como nos outros eventos do DOCOMOMO, o 7º Seminário Docomomo São Paulo prevê a realização de palestras, mesas de debates e de apresentação de comunicações sobre assuntos de relevância para a salvaguarda do patrimônio cultural do movimento moderno no Brasil. À diferença dos anteriores, na sua versão digital não poderá acontecer o famoso MomoTour, que desta vez será substituído por oficinas culturais direcionadas aos participantes, especialmente aos alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Esperamos a participação de especialistas, brasileiros e internacionais, que se sucederão em diferentes horários e em diferentes atividades, durante uma semana de trabalho dedicado à salvaguarda do importante patrimônio moderno paulista e brasileiro.

As palestras, mesas de debates, apresentação de comunicações, e oficinas culturais serão transmitidas ao vivo, em diferentes formatos digitais, entre os dias 09 e 14 de novembro de 2020.

 

Maiores informações: https://www.nucleodocomomosp.com.br/copia-6-seminario

Ecologia Urbana

12/02/2020

Pós em Arquitetura recebe inscrições para oficinas internacionais

15/01/2020

green palestrante

James Green virá do Reino Unido para ministrar workshops (crédito: Tim Dickeson)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) organiza dois workshops internacionais, em 22 e 23 de janeiro, ambos a serem ministrados por James Green, bacharel em Artes e professor doutor na Cardiff Escola de Artes & Design da Universidade Metropolitana Cardiff, no Reino Unido. As inscrições estão abertas.

As oficinas são gratuitas e voltadas a professores e alunos da UEM que compreendam a língua inglesa, pois os minicursos serão inteiramente em inglês. A vinda de Green se dá por meio de convite do Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU) e do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM.

Os interessados podem se inscrever até segunda-feira (20) pelo e-mail sec-ppu@uem.br ou na secretaria do PPU: sala 8 do Bloco 32 do câmpus sede da UEM, em Maringá (PR). Basta informar nome completo, CPF e número de matrícula (professores) ou registro acadêmico (estudantes). A secretaria do PPU atende de segunda a sexta, das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30.

Oficina do dia 22 – “Global learning and teaching” (ensino e aprendizagem global) iniciará às 14h. Os participantes entenderão as oportunidades de aprendizado oferecidas quando se trabalha globalmente em parceria com instituições de todo o mundo.

Oficina do dia 23 – “Across cultures, continents, and languages” (entre culturas, continentes e línguas) também iniciará às 14h. Este workshop aborda como os métodos de ensino podem ser usados para quebrar barreiras linguísticas, usando o desenho como ferramenta de comunicação

Mais informações – Cada oficina é limitada a 30 participantes. Em caso de dúvidas sobre os workshops internacionais, ligue no PPU: (44) 3011-5817.

 

Fonte: UEM/ASC