+

Curso de Extensão: Morfologia e patrimônio urbano

25/11/2019

Informações

  • Curso de Extensão "Morfologia e patrimônio urbano: cidade colonial portuguesa versus cidade tradicional islâmica"
  • Prof. Dr. Jorge Correia (Universidade do Minho)

 

Período

  • Data: 03 a 07 de fevereiro de 2020
  • Horários: das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

 

Objetivos do curso

O curso destina-se a aprofundar conhecimentos no domínio do patrimônio urbano de influência portuguesa no mundo no período da Expansão Colonial, bem como da cidade tradicional islâmica. Abranger-se-á as cidades tornadas portuguesas por ocupação de tecidos consolidados pré-existentes, particularmente as apropriações de urbes muçulmanas, aproveitando para fornecer uma caracterização independente do universo urbanístico islâmico. Percorrer-se-ão também as cidades fundadas pelos portugueses em África, na América do Sul e na Ásia.

Os objetivos principais passam pela transmissão de conhecimentos sobre as cronologias e realidades geográficas envolvidas, do ponto de vista do estabelecimento urbano, bem como pela aquisição de instrumentos metodológicos de análise e de pesquisa da história da cidade. São esperados os seguintes resultados de aprendizagem:

  • Entender uma caracterização geral da cidade colonial portuguesa;
  • Identificar os principais momentos da história da cidade tradicional islâmica;
  • Familiarizar-se com métodos de interpretação de cartografia e/ou iconografia histórica;
  • Desenvolver uma percepção interpretativa e analítica da estratigrafia urbana na cidade contemporânea global.

 

Programa previsto

  • Cidades de colonização portuguesa: contexto histórico e geográfico; estratégias de implantação: apropriação vs. fundação; apropriações no Norte de África e na Índia nos séculos XV e XVI; manifestações de urbanismo regulado e fundações atlânticas nos séculos XV e XVI; fundações ex novo em África e na Ásia em Quinhentos; experiências dos séculos XVI e XVII na América do Sul; os territórios do interior brasileiro no século XVIII.
  • Cidade islâmica: caracterização genérica do conceito de medina; principais equipamentos urbanos: mesquita, madrassa, mausoléu, mercado, caravançarai, palácio e fortificações; casos de estudo: Damasco, Cairo, Fez, Marráquexe, Samarkanda, Isfahan, Córdoba, Sevilha, Granada.
  • Trabalhos em grupo.

Carga horária total: 45 horas.

 

Pré-inscrição gratuita (de 11 a 13 de dezembro de 2019)

A pré-inscrição não implica no aceite e na garantia de participação no evento. A participação no evento está condicionada à inscrição que ocorrerá entre os dias 13 a 15 de janeiro de 2020 e custará R$ 200,00. O pré-inscrito selecionado receberá um e-mail com as instruções para realizar sua inscrição.

 

Folder do curso